Sobre

Quem é esse cara?

E aí… beleza?

Antes de qualquer coisa queria te agradecer por estar aqui no “Criar Curso”… valeu!

E, se você chegou até aqui, é justo que você saiba quem é o cara que escreve, certo?

Meu nome é Marco Aurélio Gomes… costumam me chamar de Marco Aurélio.

Bom, eu sou jornalista por formação, embora nunca tenho atuado em redação. Minha experiência na profissão é na área de Assessoria de Comunicação.

Fui bancário por opção (ou pela falta de…).

E sou educador apaixonado… uma das melhores coisas que fiz na vida foi compartilhar conhecimento com outras pessoas, dando aula.

Fiz também uma pós graduação em Gestão de Negócios em Desenvolvimento Sustentável e um MBA em Práticas de Gestão para Negócios Sustentáveis (com bolsas oferecidas pelo Banco do Brasil).

Meu primeiro emprego foi em banco, na vaga de um amigo meu que não queria mais trabalhar lá… foi meio que sem querer. No mesmo ano entrei na faculdade, fui fazer Desenho Industrial (hoje mais conhecido como Design… mais chique).

Um pouco depois casei e passei no meu primeiro concurso e fui trabalhar no INSS (na verdade era o INAMPS, que mais tarde foi incorporado pelo Ministério da Saúde).

Um certo dia fiquei sabendo (nem lembro como) que as inscrições para o concurso do Banco do Brasil estavam abertas.. Resolvemos, eu e minha esposa, fazer o concurso… fomos até uma agência (nunca tínhamos entrado numa agência do BB até aquele dia) e fizemos nossa inscrição.

Um tempo depois fizemos a prova. Acho que na época caia Português, Matemática, Contabilidade e Psicotécnico.

Imaginem… eu fazia Desenho Industrial e Minha esposa Pedagogia… nunca tínhamos visto nada de contabilidade.

O tempo foi passando e acabamos até esquecendo do concurso. Um outro belo dia de fim de semana, meses depois da prova, estávamos passando em frente da agência que fizemos a inscrição e, olhando através dos vidros, vimos que tinha uma lista num mural. Deve ser a lista dos aprovados, pensamos…

No dia seguinte passei na agência para ver o que era aquele papel colado no mural… e era a lista dos aprovados no concurso.

Naquele tempo os aprovados eram classificados por agência inscritora, e o concurso era para as vagas de todo o estado.

Fui olhar a lista e… lá estava meu nome…passei em 10° lugar. Alegria por mim e tristeza por minha esposa, que não passou.

Entrei na agência para perguntar como é que funcionava a coisa à partir dali.

Aqui é importante um parêntesis: estamos falando do final de 1980, naquele tempo não existia computador (por mais estranho que possa parecer aos mais jovens), então tudo era bem mais burocrático e demorado.

Voltando…

Trabalhei no BB por 35 anos em 2 momentos… na primeira posse fiquei lá por 20 anos e, na segunda posse mais 15.

 

Durante esta segunda parte do meu trabalho no Banco, minha esposa e dois filhos acabaram passando no concurso e hoje são funcionários também.

Durante vários anos também dei aula dentro do banco, no curso de entrada dos novos funcionários, e em diversos cursos preparatórios para o concurso do Banco do Brasil.

Vários colegas de trabalho foram meus alunos fora do banco, e vários também meus alunos já dentro do banco.

No dia 20 de julho de 2015 sai definitivamente do Banco, agora aposentado.

Eu penso que esta experiência de 35 anos de trabalho no BB pode, e deve ser passada adiante. Daí surgiu o “Passe no BB”, um espaço para compartilhar o conhecimento que acumulei neste tempo.

Eu tenho certeza que muitos candidatos a funcionário tem muitas dúvidas de como as coisas são lá dentro, como as coisas funcionam, e tenho também certeza que posso ajudar, mostrando como é a vida real dentro do Banco do Brasil.

Depois de quase um ano montando os canais passenobb (blog, fanpage e o curso), acredito que aprendi muito sobre esses negócios digitais… resolvi compartilhar esse conhecimento adquirido, pensando que muita gente pode economizar muitas horas pesquisando para aprender o que eu já aprendi.

Dai surgiu o “Criar Curso”, um curso (meio que uma palestra gravada) que é destinado às pessoas que também querem compartilhar seu conhecimento, suas habilidades, mas não sabem por onde começar.

Seja bem vindo ao Criar Curso.

Grande abraço!